Casa do Lagar
Calhetas • 2007
Remodelação de edifício de habitação nas Calhetas, concelho da Ribeira Grande. Edifício exemplar do Património Imóvel dos Açores.
Casa de habitação de dois pisos, com planta em forma de “L”, situada numa esquina.
Os vãos são dispostos regularmente tendo correspondência os do piso térreo aos do segundo piso. Destacam-se três varandas com cerca de 50 cm de consola (duas na fachada principal – Rua da Igreja – e uma na fachada lateral direita) que já não têm guardas. Na fachada da Rua da Igreja podem ver-se duas janelas jacentes com uma barra de protecção em ferro (provavelmente para iluminação de um granel) e um óculo circular por cima da porta nº5. O acesso exterior ao piso superior faz-se nas traseiras, por uma escada e um balcão em forma de “L” que acompanha as fachadas posteriores.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto o soco, os cunhais, as cornijas, as molduras dos vãos, as consolas das varandas e os remates do balcão e das escadas exteriores que são em cantaria à vista. A fachada lateral esquerda não é rebocada. A cobertura é do tipo de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral duplo assente em cornija.
No muro do balcão que dá para estrada existe um banco, embutido num arco, semelhante a outros que existem ao longo da mesma estrada.
fonte: Inventário do Património Imóvel dos Açores [link]