Casa Pico Arde

Casa Pico Arde

Ribeira Grande   •   2006

Alojamento de turismo rural na freguesia da Conceição, Ribeira Grande, resultante da remodelação de uma casa de campo. Edifício exemplar do Inventário do Património Imóvel dos Açores.

Casa Pico Arde 32

Picture 32 of 32

 

Casa rural de dois pisos situada num terreno de grandes dimensões. O acesso faz-se por um caminho ladeado por hortênsias que atravessa um terreno de pasto.
É constituída por dois corpos dispostos em “L”: um corpo de um piso e sótão, com a fachada virada a noroeste, e um corpo de dois pisos, estreito e comprido, com um dos topos na continuidade da fachada do primeiro corpo.
Todo o imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco, excepto o soco, os cunhais, as pilastras, as cornijas e as faixas sob as cornijas, os aventais e as molduras dos vãos e os remates das guardas dos balcões que são em cantaria à vista com as juntas pintadas de branco. As coberturas são em telha de meia-cana tradicional, com telhão na cumeeira e beiral duplo na fachada principal, sendo de duas águas no corpo de um piso e de quatro águas no corpo de dois pisos.
Junto ao edifício situam-se duas estruturas de apoio às actividades agrícolas. A plataforma nivelada fronteira à casa está dividida em duas zonas por um murete: na zona mais próxima da casa, frente à fachada, tem três plátanos; a zona mais afastada teria tido um rectângulo agrícola ou ajardinado, complementado por uma eira rectangular.
O espaço do ângulo definido pelo “L” da construção está ocupado por um pequeno jardim.
Nas traseiras desse conjunto desenvolve-se uma quinta de árvores de fruto, murada e dividida em quartéis por meio de “abrigos” (sebes) de incensos ebanksias, onde se situam um pombal e pequenas construções de apoio.

fonte: Inventário do Património Imóvel dos Açores [link]

voltar atrás

São Miguel - Açores                         296 099 487                              geral@jlimaesilva.pt